Por que as línguas de Tolkien superaram o esperanto?

Por que as línguas de Tolkien superaram o esperanto?

R. R. Tolkien começou a escrever A queda de Gondolin ainda de licença médica durante a Primeira Guerra Mundial, há mais de cem anos. É a primeira história do que viria a ser seu lendário O Senhor dos Anéis e a mitologia que o sustenta. Porém, por trás da ficção havia...
Como Charlotte Brontë continua viva no século 21?

Como Charlotte Brontë continua viva no século 21?

O que leva leitores, geração a fio, a continuar se emocionando com os livros de Charlotte Brontë, especialmente Jane Eyre? Os romances de Brontë são bildungsromane — romances de formação —,mas diferenciam-se notoriamente dos livros de Jane Austen sobre a entrada das...
Frankenstein, a Baronesa e os refugiados do Tambora

Frankenstein, a Baronesa e os refugiados do Tambora

Assim como as hordas de refugiados que seguiam a Baronesa de Krüdener, a criatura de Mary Shelley, quando se aventura até as cidades, é recebida com medo e hostilidade. As abastadas famílias do romance, os De Lacy e os Frankenstein (como os burgueses de Krüdener, na Basileia), o olham com horror e desprezo. A experiência do monstro de Mary Shelley personifica a degradação e o sofrimento dos europeus pobres e sem teto na época da erupção do Tambora; a repulsa violenta de Frankenstein e de todos à sua volta reflete a completa falta de compaixão demonstrada pelos burgueses europeus em relação ao exército camponês das vítimas climáticas da erupção do vulcão Tambora, sofrendo de fome, doenças e a perda de seus lares e subsistência. Como a própria criatura diz, ele sofreu primeiro “com a inclemência da situação”, mas “ainda mais com a barbaridade do homem”.

“Graphic novel também é romance”

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“Graphic novel também é romance”: por que os jurados do Booker Prize acertaram ao escolher uma delas como finalista Depois do anúncio de que Sabrina, de Nick Drnaso (sem tradução no Brasil), é a primeira graphic novel da história indicada ao Man Booker Prize, Joanne...