O paradoxo de Peter Pan

James Matthew Barrie inicia sua mais amada história com uma frase simples e notável: "Todas as crianças crescem, menos uma". Ela incorpora toda a estrutura da história: um menino que nunca cresceu. Desde a primeira publicação da famosa peça de Barrie, em 1928, Peter Pan tem influenciado imensamente a literatura infantil, fazendo com que a história de Barrie se tornasse um objeto doméstico comum entre crianças e adultos. Por meio de Peter, Barrie cria um personagem paradoxal ao introduzir ao leitor um menino singular que combate cotidianamente o medo e o desejo de se tornar adulto. A personalidade de Barrie lidou com esses sentimentos por toda a sua vida, manifestando-a no personagem de Peter, que declara seu ódio pela vida adulta enquanto ao mesmo tempo anseia por ela, querendo se tornar um adulto. Com isso, a história força os leitores a encararem seus próprios conflitos, pois Barrie lhes oferece uma escolha. Ele deixa que o leitor decida se concorda com Peter Pan e o ódio à vida adulta, ou se concorda com seus pais, que dizem que a vida adulta, na verdade, tem seus benefícios e precisa ser abraçada e reconhecida.
Autora: Katherine E. Frazier | Tradução: Ricardo Giassetti

Título Original: The Paradox of Peter Pan | Ano: 2014

Tempo de Leitura: 0,5 horas

baixar livro digitalapoie o projeto

James Matthew Barrie inicia sua mais amada história com uma frase simples e notável: “Todas as crianças crescem, menos uma” (Barrie 1). Ela incorpora toda a estrutura da história: um menino que nunca cresceu. Desde a primeira publicação da famosa peça de Barrie, em 1928, Peter Pan tem influenciado imensamente a literatura infantil, fazendo com que a história de Barrie se tornasse um objeto doméstico comum entre crianças e adultos. Por meio de Peter, Barrie cria um personagem paradoxal ao introduzir ao leitor um menino singular que combate cotidianamente o medo e o desejo de se tornar adulto. A personalidade de Barrie lidou com esses sentimentos por toda a sua vida, manifestando-a no personagem de Peter, que declara seu ódio pela vida adulta enquanto ao mesmo tempo anseia por ela, querendo se tornar um adulto. Com isso, a história força os leitores a encararem seus próprios conflitos, pois Barrie lhes oferece uma escolha. Ele deixa que o leitor decida se concorda com Peter Pan e o ódio à vida adulta, ou se concorda com seus pais, que dizem que a vida adulta, na verdade, tem seus benefícios e precisa ser abraçada e reconhecida.

Sir James Matthew Barrie nasceu em Kirriemuir, na Escócia, em 9 de maio de 1860. Seus traumas e perdas criaram um universo lúdico e lúgubre que até hoje influencia a literatura. Em seu mundo — pessoal e autoral —, as responsabilidades e as mazelas da realidade cotidiana não existem. Sem filhos, deixou sua obra máxima como herança para o Great Ormond Street, um hospital para crianças que até hoje recebe os royalties das edições inglesas de Peter & Wendy. Morreu em Londres, Inglaterra, em 19 de junho de 1937.

baixar ebook gratuitamente

 
O Instituto Mojo depende do apoio dos leitores na aquisição dos livros impressos. Para que a gente continue produzindo livro digitais gratuitos ajude divulgando ou comprando os livros. Escolha seu formato preferido:
Portable Document Format (PDF) é um formato de arquivo usado para exibir e compartilhar documentos com segurança, independentemente do software, do hardware ou do sistema operacional.

Os arquivos em formato MOBI podem ser lidos nos dispositivos de leitura Kindle, da Amazon.com. O formato abrange as extensões azw3, azw4, azw e kf8, todos baseados no MobiPocket Reader.
O EPUB é o formato de eBook mais utilizado em todo o mundo e foi inicialmente desenvolvido pelo International Digital Publishing Forum. Em 2007 substituiu o formato Open eBook format (OEB).
Braille é um sistema de escrita e impressão táteis utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. Impressoras especiais de Braille estão distribuídas em algumas bibliotecas públicas do Brasil.

apoie o projeto

Peter Pan & Wendy

Capa dura, ilustrações coloridas, cores especiais, texto integral!

O Livro da Selva

Capa dO Livro da Selva

As Aventuras de Alice

posts relacionados

John Steinbeck: a única história do mundo — o bem, o mal e a fonte da boa escrita

“A bondade e heroísmo se erguerão novamente, então serão derrubados e se erguerão novamente”, John Steinbeck (27 de fevereiro de 1902 — 20 de dezembro de 1968) escreveu ao contemplar o bem, o mal e a necessária contradição da natureza humana no auge da Segunda Guerra Mundial. “Não é que as coisas más vençam — nunca vencerão — mas nunca morrem.”

Não quer ou não pode adquirir um dos nossos livros impressos? Então contribua com qualquer valor. O Domínio ao Público, um bem social imortal, agradece.

Pessoas jurídicas também podem apoiar e estamos prontos para retribuir. Quer saber como? Para outras modalidades de apoio, entre em contato conosco.

Voluntários

O programa de voluntários da Mojo.org para o Domínio ao Público está aberto a pessoas que queiram apoiar nossa causa. Um de nossos objetivos é incentivar profissionais aspirantes a gerar um corpo de trabalho que possa ser incorporado em seus históricos profissionais:

  • Tradutores: profissionais com ou sem experiência que queiram doar horas de trabalho traduzindo obras e artigos acadêmicos;
  • Revisores: profissionais com ou sem experiência que queiram doar horas de trabalho revisando obras e artigos acadêmicos;
  • Desenvolvedores frontend: profissionais com alguma experiência em html e CSS para produção dos ebooks gratuitos.
  • Editoras: podem ceder suas traduções e edições para encorpar o acervo de ebooks gratuitos.

Para outras modalidades de colaboração, entre em contato conosco.

Fale Conosco

7 + 7 =