O mistério de Lewis Carroll

Quando Charles L. Dodgson nasceu, em janeiro de 1832, sua tia paterna escreveu uma carta aos pais dele com suas boas-vindas e enviando um beijo ao “pequenino e querido estranho. Seu pai, pastor anglicano, que sentia-se “cheio de alegria” quando olhava para sua família, anunciou no jornal The Times o nascimento de seu muitíssimo desejado primeiro filho. O bebê cresceu e se tornou Lewis Carroll, autor de dois dos mais famosos livros infantis do mundo. Mistério e até controvérsia o acompanhariam por toda a vida. Uma coisa, porém, nunca mudou: seu profundo apego por sua família e a dela por ele.
 
baixar livro digitalcomprar livros impressos
O autor de Alice no País das Maravilhas, que celebrou seu 150º aniversário de lançamento em 2015, permanece até hoje uma figura enigmática. Jenny Wolf explora as alegrias e dificuldades desse homem brilhante, complexo e cheio de segredos, criador de uma das histórias mais amadas do mundo.

Lewis Carroll, pseudônimo de Charles Lutwige Dogson, foi matemático, poeta, filósofo, inventor e fotógrafo, em uma época em que a fotografia ainda era uma novidade. Gago desde a infância — problema que ele chamava de “hesitação” — e por toda a vida adulta, alguns de seus biógrafos dizem que só conseguia falar normalmente com crianças — meninas apenas, pois odiava meninos. Adulto, tinha fortes enxaquecas, que os médicos da época diagnosticaram como epilepsia.

Sua obra mais famosa foi inspirada em uma menina real, chamada Alice Lidell, filha de um amigo e colega, professor de Harvard. Em um passeio, contou a ela uma história improvisada sobre uma menina que vivia uma aventura embaixo da terra. Muito se comentou sobre a menina Alice ser um amor platônico de Carroll, que nunca se casou. De qualquer maneira, nuncahouve qualquer indício que tais boatos fossem verdadeiros.

Típico homem vitoriano, era fascinado pela nobreza e propenso ao esnobismo. Reprovava a indecência em todas as suas formas, no dia-a-dia e nas artes. Talvez como fuga à própria rigidez, tenha criado um mundo tão fantástico, que alguns acadêmicos também classificam como a visão infantil do mundo adulto — afinal, os personagens só dizem coisas confusas e parecem todos loucos. Como disse Martin Gardner: “O último nível metafórico nos livros de Alice é este: que a vida, vista racionalmente e sem ilusão, parece ser uma história disparatada contada por um matemático idiota”.

baixar ebook gratuitamente

 
Os formatos abaixo estão disponíveis gratuitamente para todos. Escolha o seu preferido:
Portable Document Format (PDF) é um formato de arquivo usado para exibir e compartilhar documentos com segurança, independentemente do software, do hardware ou do sistema operacional.
Os arquivos em formato MOBI podem ser lidos nos dispositivos de leitura Kindle, da Amazon.com. O formato abrange as extensões azw3, azw4, azw e kf8, todos baseados no MobiPocket Reader.
O EPUB é o formato de eBook mais utilizado em todo o mundo e foi inicialmente desenvolvido pelo International Digital Publishing Forum. Em 2007 substituiu o formato Open eBook format (OEB).

apoie o projeto

Peter Pan & Wendy

Capa dura, ilustrações coloridas, cores especiais, texto integral!

posts relacionados

John Steinbeck: a única história do mundo — o bem, o mal e a fonte da boa escrita

“A bondade e heroísmo se erguerão novamente, então serão derrubados e se erguerão novamente”, John Steinbeck (27 de fevereiro de 1902 — 20 de dezembro de 1968) escreveu ao contemplar o bem, o mal e a necessária contradição da natureza humana no auge da Segunda Guerra Mundial. “Não é que as coisas más vençam — nunca vencerão — mas nunca morrem.”

Não quer ou não pode adquirir um dos nossos livros impressos? Então contribua com qualquer valor. O Domínio ao Público, um bem social imortal, agradece.

Pessoas jurídicas também podem apoiar e estamos prontos para retribuir. Quer saber como? Para outras modalidades de apoio, entre em contato conosco.

Voluntários

O programa de voluntários da Mojo.org para o Domínio ao Público está aberto a pessoas que queiram apoiar nossa causa. Um de nossos objetivos é incentivar profissionais aspirantes a gerar um corpo de trabalho que possa ser incorporado em seus históricos profissionais:

  • Tradutores: profissionais com ou sem experiência que queiram doar horas de trabalho traduzindo obras e artigos acadêmicos;
  • Revisores: profissionais com ou sem experiência que queiram doar horas de trabalho revisando obras e artigos acadêmicos;
  • Desenvolvedores frontend: profissionais com alguma experiência em html e CSS para produção dos ebooks gratuitos.
  • Editoras: podem ceder suas traduções e edições para encorpar o acervo de ebooks gratuitos.

Para outras modalidades de colaboração, entre em contato conosco.

Fale Conosco

9 + 1 =