O magnífico Mágico de Oz

Voltar para casa é um desejo latente de todos nós. Em O Magnífico Mágico de Oz, Dorothy e seus amigos — o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde — vagam pela estrada de ladrilhos amarelos em busca do que “acham” que precisam. É uma das obras mais importantes do século 20 e fonte de inspiração para diversas outras obras, como a adaptação de 1939 para o cinema e o musical Wicked. O universo de Oz se desdobrou em outras dezenas de livros desconhecidos no Brasil. Confira também o segundo da série: A maravilhosa Terra de Oz, também disponível em formato ebook gratuito e na versão impressa.
Autor: L. Frank Baum | Tradução: Delfin

Título Original: The Wonderful Wizard of Oz | Ano: 1900

Tempo de Leitura: 3 horas

baixar livro digitalcomprar livro impresso

Voltar para casa é um desejo latente de todos nós. Em O Magnífico Mágico de Oz, Dorothy e seus amigos — o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde — vagam pela estrada de ladrilhos amarelos em busca do que “acham” que precisam. É uma das obras mais importantes do século 20 e fonte de inspiração para diversas outras obras, como a adaptação de 1939 para o cinema e o musical Wicked. O universo de Oz se desdobrou em outras dezenas de livros desconhecidos no Brasil. Confira também o segundo da série: A maravilhosa Terra de Oz, também disponível em formato ebook gratuito e na versão impressa.

Tempo de leitura: 3 horas

Título original: The Wonderful Wizard of Oz (1900)

Tradução: Delfin

Ilustração: Andre Ducci

“Eu aprendi a ver a fama como um fogo-fátuo que, quando é capturado, não vale ser possuído; mas agradar uma criança é uma coisa doce e encantadora, que aquece um coração e traz sua própria recompensa.”

As palavras de Lyman Frank Baum (1856—1919) em uma dedicatória de livro feita para sua irmã ilustram como o autor estadunidense tinha como foco o entretenimento infantil. Escreveu cerca de setenta obras durante sua carreira, além de estar envolvido na produção e roteiros de peças de teatro (originalmente, Baum era ator), produzindo inclusive farto material sob pseudônimos como Edith Van Dyne, Laura Bancroft e Floyd Akers. Porém, foi assinando como L. Frank Baum que o autor conseguiu seu maior êxito, ao escrever O Magnífico Mágico de Oz em 1900.

Na virada do século XX, o tipo de história narrado por Baum era incomum, o que era reconhecido pela crítica da época. O jornal The New York Times, por exemplo, aponta que o livro se destaca engenhosamente do material disponível à época para crianças, acrescentando que o livro “certamente lançará as bases para atrair fortemente os leitores infantis como também os ainda mais jovens, para quem será lido pelas mães ou responsáveis pelo entretenimento das crianças”. Esse reconhecimento imediato do apelo infantil do livro fez com que ele fosse traduzido para mais de cinquenta línguas, sendo adaptado em alguns países, como a Índia e a União Soviética.

Segundo a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, a instituição cultural mais antiga daquele país, a obra se tornou o maior e o mais amado conto de fadas produzido na nação. Não é por acaso que o livro, que teve uma primeira tiragem de dez mil cópias, atingiu a marca de três milhões de livros vendidos até sua entrada no domínio público, em 1956. De lá para cá, a disseminação da obra em universos expandidos, criados inicialmente com a benção da família do autor, continua a acontecer, mesmo quase um século após a morte de Baum. Não por acaso, o autor expandiu sua obra em mais quinze romances, dois publicados postumamente, uma coletânea de contos e uma tira de quadrinhos, uma trajetória que se inicia com a publicação de A Maravilhosa Terra de Oz, em 1904.

baixar ebook gratuitamente

 
O Instituto Mojo depende do apoio dos leitores na aquisição dos livros impressos. Para que a gente continue produzindo livro digitais gratuitos ajude divulgando ou comprando os livros. Escolha seu formato preferido:
Portable Document Format (PDF) é um formato de arquivo usado para exibir e compartilhar documentos com segurança, independentemente do software, do hardware ou do sistema operacional.

Os arquivos em formato MOBI podem ser lidos nos dispositivos de leitura Kindle, da Amazon.com. O formato abrange as extensões azw3, azw4, azw e kf8, todos baseados no MobiPocket Reader.
O EPUB é o formato de eBook mais utilizado em todo o mundo e foi inicialmente desenvolvido pelo International Digital Publishing Forum. Em 2007 substituiu o formato Open eBook format (OEB).
Braille é um sistema de escrita e impressão táteis utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. Impressoras especiais de Braille estão distribuídas em algumas bibliotecas públicas do Brasil.

apoie o projeto

Peter Pan & Wendy

Capa dura, ilustrações coloridas, cores especiais, texto integral!

O Livro da Selva

Capa dO Livro da Selva

As Aventuras de Alice

posts relacionados

John Steinbeck: a única história do mundo — o bem, o mal e a fonte da boa escrita

“A bondade e heroísmo se erguerão novamente, então serão derrubados e se erguerão novamente”, John Steinbeck (27 de fevereiro de 1902 — 20 de dezembro de 1968) escreveu ao contemplar o bem, o mal e a necessária contradição da natureza humana no auge da Segunda Guerra Mundial. “Não é que as coisas más vençam — nunca vencerão — mas nunca morrem.”

Não quer ou não pode adquirir um dos nossos livros impressos? Então contribua com qualquer valor. O Domínio ao Público, um bem social imortal, agradece.

Pessoas jurídicas também podem apoiar e estamos prontos para retribuir. Quer saber como? Para outras modalidades de apoio, entre em contato conosco.

Voluntários

O programa de voluntários da Mojo.org para o Domínio ao Público está aberto a pessoas que queiram apoiar nossa causa. Um de nossos objetivos é incentivar profissionais aspirantes a gerar um corpo de trabalho que possa ser incorporado em seus históricos profissionais:

  • Tradutores: profissionais com ou sem experiência que queiram doar horas de trabalho traduzindo obras e artigos acadêmicos;
  • Revisores: profissionais com ou sem experiência que queiram doar horas de trabalho revisando obras e artigos acadêmicos;
  • Desenvolvedores frontend: profissionais com alguma experiência em html e CSS para produção dos ebooks gratuitos.
  • Editoras: podem ceder suas traduções e edições para encorpar o acervo de ebooks gratuitos.

Para outras modalidades de colaboração, entre em contato conosco.

Fale Conosco

6 + 12 =