Memes da Idade Moderna

Cara e trabalhosa, a produção de uma única matriz xilográfica possivelmente seria reciclada para ilustrar partituras de baladas diversas. Cada novo produto apresentava a mesma imagem, mas frequentemente induzindo a significados consideravelmente diferentes. Katie Sisneros explora esse jogo de repetições, contextos e significados; e detectar um paralelo com a cultura atual dos memes.
Autora: Katie SisnerosTradução: Adriana Zoudine

Título Original: Early Modern MemesAno: 2015

Tempo de Leitura: 0,5 horas

baixar livro digitalapoie o projeto
Em um dramático panfleto noticiário de 1609 intitulado Notícias do mar, sobre dois notórios Piratas: Ward, o inglês, e Danseker, o holandês, uma história particularmente eletrizante a respeito de dois dos mais infames piratas do início da idade moderna europeia, é relatada a partir da perspectiva de comerciantes ingleses que a testemunharam. John Ward e Simon Danseker eram nomes conhecidos na Inglaterra: os dois piratas serviram como mercenários em navios turcos que saqueavam navios mercantes de nações cristãs, como a Inglaterra, Espanha e França. O relato conta que comerciantes a bordo do navio inglês Charity assistiram, horrorizados, seu navio ser assolado em alto mar por John Ward. O informe atesta: “Nossos olhos testemunharam a captura do mercador e do mestre, enforcados na viga do mastro… a maldade do espetáculo que contemplamos foi tal que teria compelido qualquer vilão odioso desse mesmo tipo a lamentá-lo, inclusive com lágrimas nos olhos.”

A própria cena aparece em destaque na primeira página do panfleto: um navio inglês cara-a-cara com um navio turco (este, evidenciado pela lua crescente nas bandeiras e pelos turbantes dos tripulantes) e duas desafortunadas figuras humanas cruelmente penduradas pelo pescoço no mastro do navio. A imagem encapsula perfeitamente a aflição do momento.

Katie Sisneros é associada à Mellon/ACLS Public Fellow e trabalha como Analista de Conteúdo no Instituto de Arte de Minneapolis. Obteve seu doutorado em Literatura Inglesa na Universidade Twin Cities de Minnesota, onde estudou as representações muçulmanas nos panfletos ingleses de baladas do Século 17 e em outras formas de literatura popular. Acesse seu perfil no Twitter clicando aqui.

baixar ebook gratuitamente

O Instituto Mojo depende do apoio dos leitores na aquisição dos livros impressos. Para que a gente continue produzindo livro digitais gratuitos ajude divulgando ou comprando os livros. Escolha seu formato preferido:
Portable Document Format (PDF) é um formato de arquivo usado para exibir e compartilhar documentos com segurança, independentemente do software, do hardware ou do sistema operacional.

Os arquivos em formato MOBI podem ser lidos nos dispositivos de leitura Kindle, da Amazon.com. O formato abrange as extensões azw3, azw4, azw e kf8, todos baseados no MobiPocket Reader.
O EPUB é o formato de eBook mais utilizado em todo o mundo e foi inicialmente desenvolvido pelo International Digital Publishing Forum. Em 2007 substituiu o formato Open eBook format (OEB).
Braille é um sistema de escrita e impressão táteis utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. Impressoras especiais de Braille estão distribuídas em algumas bibliotecas públicas do Brasil.

apoie o projeto

Peter Pan & Wendy

Capa dura, ilustrações coloridas, cores especiais, texto integral!

O Livro da Selva

Capa dO Livro da Selva

As Aventuras de Alice

posts relacionados

John Steinbeck: a única história do mundo — o bem, o mal e a fonte da boa escrita

“A bondade e heroísmo se erguerão novamente, então serão derrubados e se erguerão novamente”, John Steinbeck (27 de fevereiro de 1902 — 20 de dezembro de 1968) escreveu ao contemplar o bem, o mal e a necessária contradição da natureza humana no auge da Segunda Guerra Mundial. “Não é que as coisas más vençam — nunca vencerão — mas nunca morrem.”

Não quer ou não pode adquirir um dos nossos livros impressos? Então contribua com qualquer valor. O Domínio ao Público, um bem social imortal, agradece.

Pessoas jurídicas também podem apoiar e estamos prontos para retribuir. Quer saber como? Para outras modalidades de apoio, entre em contato conosco.

Voluntários

O programa de voluntários da Mojo.org para o Domínio ao Público está aberto a pessoas que queiram apoiar nossa causa. Um de nossos objetivos é incentivar profissionais aspirantes a gerar um corpo de trabalho que possa ser incorporado em seus históricos profissionais:

  • Tradutores: profissionais com ou sem experiência que queiram doar horas de trabalho traduzindo obras e artigos acadêmicos;
  • Revisores: profissionais com ou sem experiência que queiram doar horas de trabalho revisando obras e artigos acadêmicos;
  • Desenvolvedores frontend: profissionais com alguma experiência em html e CSS para produção dos ebooks gratuitos.
  • Editoras: podem ceder suas traduções e edições para encorpar o acervo de ebooks gratuitos.

Para outras modalidades de colaboração, entre em contato conosco.

Fale Conosco

9 + 3 =