Dentro da rukh

Este é ao mesmo tempo o primeiro e o último conto de Mowgli, o menino criado por lobos. Dentro da Rukh foi publicado em 1893 e já mostra Mowgli em sua fase adulta, quando sai da floresta e tenta se encaixar no modo de vida civilizado. Cronologicamente, é a última história de Rudyard Kipling para o personagem, depois do primeiro e do segundo Livro da selva, respectivamente de 1894 e 1895.

Autor: Rudyard Kipling | Tradução: Ricardo Giassetti

Título Original: In the Rukh | Ano: 1893

Tempo de Leitura: 0,5 horas

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Este é ao mesmo tempo o primeiro e o último conto de Mowgli, o menino criado por lobos. Dentro da Rukh foi publicado em 1893 e já mostra Mowgli em sua fase adulta, quando sai da floresta e tenta se encaixar no modo de vida civilizado. Cronologicamente, é a última história de Rudyard Kipling para o personagem, depois do primeiro e do segundo Livro da selva, respectivamente de 1894 e 1895.

Joseph Rudyard Kipling nasceu em Bombaim (Mumbai), em 30 de dezembro de 1865, e morreu em Londres, em 18 de janeiro de 1936. Autor de poemas, contos, ensaios e romances, recebeu o Nobel de Literatura em 1907. Admirado por T. S. Elliot e Jorge Luis Borges, Kipling foi porta-voz do ideal imperial britânico. Era repórter da presença de cidadãos e soldados do Reino Unido na Índia e outros países ao final do século 19.

Sua obra é polêmica, pois ao mesmo tempo em que exalta a beleza e os detalhes da Índia, endossa a dominação britânica. Entre seus críticos estavam George Orwell, autor de 1984. Kipling perdeu sua filha Josephine para a pneumonia em 1899 — para quem escreveu as histórias de O Livro da Selva e um filho, John, na Primeira Guerra Mundial.

Abaixo, um trecho do artigo de Nina Martyris para a revista New Yorker:

Kipling é frequentemente ridicularizado como um fanático imperialista que prostituiu seu incrível talento para a propaganda e a política. Mesmo durante a guerra, recebia cartas dizendo que um apoiador da guerra merecia perder seu filho. Mas isso é uma leitura errônea de suas repetidas advertências sobre uma invasão alemã, para que a Grã-Bretanha se preparasse. Certamente se entregava ao culto ao império, mas esse era apenas um dos aspectos desse homem paradoxal e contencioso.

Em sua poesia, dramatiza a guerra como uma aflição primitiva, que desencadeia alegria, raiva e terror. O fantasma de John assombra seus textos, chamuscando-os com raiva. Em “The Children”, por exemplo, o poeta reitera tranquilamente a promessa de retribuição, apenas para retornar a um insuportável impasse: “Mas quem devolverá nossos filhos?” O poema “A Death-Bed” pretende ser abertamente desagradável, comemorando a notícia de que o Kaiser alemão tem câncer. A tristeza e a ira sinistras convergem para uma palavra desdenhosa que ele usava para descrever o homem que considerava ser o responsável pela guerra: o Coisa.

 

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