Alice através do espelho

Antes de Alice, os livros infantis eram meras lições de moral. Lewis Carroll muda isso ao criar uma obra que incita a imaginação e provoca o pensamento crítico, ao reverter o papel de crianças e adultos. Alice viaja para um mundo onde os animais falam e objetos ganham vida, mas é tudo confuso e ilógico, e ela tem de ser a voz da razão. Publicado pela primeira vez em 1865, adaptado pela Disney para o cinema em 1951.
Autor: Lewis Carroll | Tradução: Ricardo Giassetti

Título Original: Through the Looking Glass | Ano: 1871

Tempo de Leitura: 2,5 horas

baixar livro digitalcomprar livro impresso

Alice acaba entra pelo espelho e vai parar num mundo às avessas. É lá que ela descobre que para ser rainha precisa passar pelas casas de um tabuleiro imenso. A cada jogada, Alice precisa entender como vencer os mais absurdos adversários, mesmo que sua arma geralmente seja uma paciência imensa para ouvir as mais descabidas poesias e cantorias.

O Cavalheiro Vermelho, Humpty Dumpty e os gêmeos Dum são apenas alguns dos personagens inacreditáveis que essa menininha que acha que sabe tudo vai encontrar pelo caminho.

Carroll, era matemático e não pensava em ser escritor, criou o livro despretensiosamente, ao inventar uma história para três crianças durante uma viagem. Apesar de envoltos em polêmicas — obra e criador — conquistaram fãs de peso como Oscar Wilde e a própria rainha Vitória.

Dentre as muitas curiosidades do livro, está o fato de que Carroll escondeu vários problemas de matemática e lógica no texto. A maioria é praticamente imperceptível para o leitor comum, principalmente por terem sido escritos usando trocadilhos do inglês vitoriano.

Tempo de leitura: 2,5 horas

Título original: Through the Looking Glass (1871)

Tradução: Ricardo Giassetti

Ilustração: Andre Ducci

Lewis Carroll, pseudônimo de Charles Lutwige Dogson, foi matemático, poeta, filósofo, inventor e fotógrafo, em uma época em que a fotografia ainda era uma novidade. Gago desde a infância — problema que ele chamava de “hesitação” — e por toda a vida adulta, alguns de seus biógrafos dizem que só conseguia falar normalmente com crianças — meninas apenas, pois odiava meninos. Adulto, tinha fortes enxaquecas, que os médicos da época diagnosticaram como epilepsia.

Sua obra mais famosa foi inspirada em uma menina real, chamada Alice Lidell, filha de um amigo e colega, professor de Harvard. Em um passeio, contou a ela uma história improvisada sobre uma menina que vivia uma aventura embaixo da terra. Muito se comentou sobre a menina Alice ser um amor platônico de Carroll, que nunca se casou. De qualquer maneira, nuncahouve qualquer indício que tais boatos fossem verdadeiros.

Típico homem vitoriano, era fascinado pela nobreza e propenso ao esnobismo. Reprovava a indecência em todas as suas formas, no dia-a-dia e nas artes. Talvez como fuga à própria rigidez, tenha criado um mundo tão fantástico, que alguns acadêmicos também classificam como a visão infantil do mundo adulto — afinal, os personagens só dizem coisas confusas e parecem todos loucos. Como disse Martin Gardner: “O último nível metafórico nos livros de Alice é este: que a vida, vista racionalmente e sem ilusão, parece ser uma história disparatada contada por um matemático idiota”.

baixar ebook gratuitamente

 
O Instituto Mojo depende do apoio dos leitores na aquisição dos livros impressos. Para que a gente continue produzindo livro digitais gratuitos ajude divulgando ou comprando os livros. Escolha seu formato preferido:
Portable Document Format (PDF) é um formato de arquivo usado para exibir e compartilhar documentos com segurança, independentemente do software, do hardware ou do sistema operacional.

Os arquivos em formato MOBI podem ser lidos nos dispositivos de leitura Kindle, da Amazon.com. O formato abrange as extensões azw3, azw4, azw e kf8, todos baseados no MobiPocket Reader.
O EPUB é o formato de eBook mais utilizado em todo o mundo e foi inicialmente desenvolvido pelo International Digital Publishing Forum. Em 2007 substituiu o formato Open eBook format (OEB).
Braille é um sistema de escrita e impressão táteis utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. Impressoras especiais de Braille estão distribuídas em algumas bibliotecas públicas do Brasil.

apoie o projeto

Peter Pan & Wendy

Capa dura, ilustrações coloridas, cores especiais, texto integral!

O Livro da Selva

Capa dO Livro da Selva

As Aventuras de Alice

posts relacionados

John Steinbeck: a única história do mundo — o bem, o mal e a fonte da boa escrita

“A bondade e heroísmo se erguerão novamente, então serão derrubados e se erguerão novamente”, John Steinbeck (27 de fevereiro de 1902 — 20 de dezembro de 1968) escreveu ao contemplar o bem, o mal e a necessária contradição da natureza humana no auge da Segunda Guerra Mundial. “Não é que as coisas más vençam — nunca vencerão — mas nunca morrem.”

Não quer ou não pode adquirir um dos nossos livros impressos? Então contribua com qualquer valor. O Domínio ao Público, um bem social imortal, agradece.

Pessoas jurídicas também podem apoiar e estamos prontos para retribuir. Quer saber como? Para outras modalidades de apoio, entre em contato conosco.

Voluntários

O programa de voluntários da Mojo.org para o Domínio ao Público está aberto a pessoas que queiram apoiar nossa causa. Um de nossos objetivos é incentivar profissionais aspirantes a gerar um corpo de trabalho que possa ser incorporado em seus históricos profissionais:

  • Tradutores: profissionais com ou sem experiência que queiram doar horas de trabalho traduzindo obras e artigos acadêmicos;
  • Revisores: profissionais com ou sem experiência que queiram doar horas de trabalho revisando obras e artigos acadêmicos;
  • Desenvolvedores frontend: profissionais com alguma experiência em html e CSS para produção dos ebooks gratuitos.
  • Editoras: podem ceder suas traduções e edições para encorpar o acervo de ebooks gratuitos.

Para outras modalidades de colaboração, entre em contato conosco.

Fale Conosco

13 + 5 =